Skip to main content
Loading...

Em Lagos

Conheça melhor a cidade de Lagos, deixamos aqui algumas sugestões.

Equipamentos Culturais

Centro Ciência Viva de Lagos

O projeto do Centro Ciência Viva de Lagos é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lagos, em resposta ao estímulo lançado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Biblioteca Municipal de Lagos

Situada na Rua Dr. Júlio Dantas, no local onde nasceu o escritor e destacada figura pública que lhe dá nome, integra a rede de Bibliotecas de Leitura Pública e tem por objetivo a educação, a informação, a cultura e o lazer.

Praias

Meia Praia

Esta praia, que segue ao longo da curvatura da baía, numa extensão com mais de quatro quilómetros, até ao Rio de Alvor, está separada do terreno de suave declive que a envolve como um anfiteatro, por um cordão dunar de destacada beleza.

Praia da Batata

Situa-se entre o molhe poente da Ribeira de Bensafrim e a Praia dos Estudantes, perto do Cais da Solaria e da Fortaleza Ponta da Bandeira, a escassa centena de metros do centro histórico de Lagos. É uma praia muito frequentada, devido à sua proximidade do centro urbano e aos recantos abrigados.

Arquitetónico Classificado

Arco de São Gonçalo

Oratório edificado nos anos 40 para perpetuar a memória do Santo Padroeiro de Lagos que terá nascido em 1360, segundo a tradição, numa casa situada junto das Portas do Mar, no local onde hoje se encontra o seu nicho e imagem.

Regimental Warehouse

Datada de 1665, este imóvel destinado ao armazenamento dos produtos trazidos pelas naus que aportavam a Lagos, situa-se na Praça do Infante, e ostenta na sua fachada principal, sobre cada uma das portas, um escudo de Armas do Reino do Algarve e, entre eles, a chancela do Conde de Avintes.

Equipamentos Museológicos

Museu de Lagos Dr. José Formosinho

Fundado em 1932 pelo seu patrono, José Formosinho, este equipamento museológico rapidamente se desenvolveu graças aos esforços conjugados pelas escavações arqueológicas organizadas por si e pelas constantes doações, tornando-o num museu multidisciplinar com valiosas e singulares coleções. O seu espólio passa pela arqueologia, arte sacra, História de Lagos, etnografia do Algarve, pintura, numismática, mineralogia e etnografia ultramarina.

Armazém do Espingardeiro

“Lagos – A Urbe e o seu Tempo” é a temática que dá corpo ao equipamento municipal Armazém do Espingardeiro. Edificação militar que integrou o complexo de estruturas militares de Lagos de meados do séc. XVII foi recuperado à traça original pela Câmara Municipal, tornando-se no Centro de Interpretação da Evolução Urbana da Cidade de Lagos, com o propósito de servir a comunidade e dar a conhecer também aos visitantes a sua evolução e desenvolvimento temporal.

Faça parte da nossa comunidade!